Fazendo Cena

  A infância vai muito além de uma determinada faixa etária pela qual o ser humano passa obrigatoriamente. Ela é também um estado arquetípico e simbólico, repleto de importantes valores, como o encantamento do mundo, o lúdico e a sinceridade, valores que deveriam balizar as ações do ser humano adulto e com ele conviver.” Gabriel Guimard, articulador da Rede Cultura Infância".
(Livro Oficina Brincando na Diversidade)



O Fazendo Cena* aconteceu todos os sábados no Ventre Livre no período de 14 de abril a  de julho de 2012 - veja o que já fizemos nesse tempo - e está na última fase de projeto, na edição do documentário sobre o processo. Porém não para por aí! Com a motivação trazida através deste prêmio, pudemos mobilizar um grupo de crianças e adultos dispostos a manter o espaço artístico e de aprendizagem no Ponto de Cultura, mantendo a característica de espaço cultural livre e aberto às pessoas de dentro e de fora da comunidade da Vila Jardim. Com esse fôlego continuamos nos encontrando aos sábados das 14h as 17h (entre em contato para saber mais informações).


Teatro

Ao longo de quatro meses, educadores e crianças se encontraram semanalmente - num período de duas horas - no Ventre Livre.Com as crianças da Vila Jardim, a oficina de teatro propôs dinâmicas e jogos a partir de técnicas teatrais para o desenvolvimento da expressividade, da sensibilidade e da comunicação. Com coordenação de Pedro De Camillis, as atividades teatrais focaram num processo de resgate do jogo como meio de desenvolvimento pleno da criança, buscando uma formação integral.Os encontros de Teatro tiveram por finalidade estimular o autoconhecimento, o reconhecimento das relações entre participantes, entre participantes e família, entre participantes e sociedade. 
Os pressupostos pedagógicos e o repertório de exercícios estão calcados nos ensinamentos de Viola Spolin - que propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que queira aprender a atuar e ter uma experiência criativa - e nos de Augusto Boal - sistematizador do método do Teatro do Oprimido, que objetiva a desmecanização física e intelectual de seus praticantes para a apropriação dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão.

Musicalização

O objetivo é sensibilizar para a utilização de elementos musicais (intrumentos e sons) para a sonorização das cenas que serão montadas. A oficina vai trabalhar com instrumentos que despertem o lúdico e promovam a visualização de cenas do cotidiano através dos sons.

Equipe Multidisciplinar

A equipe é formada por profissionais do Coletivo Catarse (www.coletivocatarse.com.br), organização responsável pelo Ventre Livre.

Equipe

Marcelo Cougo – músico e educador
Pedro Kinast De Camillis – ator e educador
Tiago Rodrigues – Produtor, operador de câmera e editor
Gustavo Türck – Diretor, operador de câmera e roteirista
Têmis Nicolaidis – Coordenação do projeto
Patrícia Kinast De Camillis – produção executiva




______________________________________________________________________________


* O Ponto de Cultura Ventre Livre apresenta o projeto Fazendo Cena, Prêmio Pontinhos de Cultura 2010, que visa proporcionar a vivência com o universo lúdico das crianças, garantido pelo direito à brincadeira, através do teatro, da música e do audiovisual.

A Ação Pontinhos de Cultura tem como objetivo promover uma política  nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, sensibilizando e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais e não governamentais para a implantação e/ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados Pontinhos de Cultura.